Praias em Floripa
Beaches in Floripa
Ótimo para curtir o dia e a noite.
Prática de Sandboard nas dunas da Lagoa.
O canto direito é perfeito para alugar um pedalinho ou negociar um passeio de barco.
Ótimo para curtir o dia e a noite.
A Lagoa da Conceição é destino obrigatório na Ilha de Santa Catarina. A beleza sem par do lugar e suas múltiplas facetas propiciam muita satisfação e momentos de raro prazer. Ali encontramos locais ótimos para atividades esportivas, pontos de alta gastronomia, comércio de alto padrão, passeios de barco que levam à Costa da Lagoa e seus belos recantos e à sua gastronomia típica.
A praia da Barra da Lagoa, distante apenas alguns quilômetros do centro da Lagoa, é um belo e agradável balneário e é considerada o maior núcleo pesqueiro da Ilha, tendo capacidade para receber muitas embarcações. Uma comunidade tradicional, que ainda mantém viva as raízes culturais, como a pesca e a produção de trançados (tarrafa e renda).
Vista da Ilha em frente a Praia do Campeche.
Foto tirada da Ilha do Campeche, perfeita para mergulho nas pedras.
Vista da Ilha em frente e praia.
Vista da Ilha em frente a Praia do Campeche.
Longa faixa de praia que se inicia na Joaquina e termina no Morro das Pedras, numa faixa de praia que possui em toda a sua extensão um ótimo mar para o surfe, windsurf, muito bom para o kite.
Atualmente, com o desenvolvimento da ilha, vários empreendimentos imobiliários se conectam ali com o litoral, formando um ambiente urbanizado e comprometido com a preservação natural, possibilitando uma vida sustentável e agradável.
Muitas dunas preservadas, ambiente natural intocado, e uma pequena e bela lagoa de água doce ao lado do mar complementam o panorama de lugar imperdível para conhecer.
A vista do topo do morro é perfeita para tirar boas fotos e tomar um caldo de cana geladinho.
Ótimo pico para pegar boas ondas.
Para os surfistas mais aventurados.
A vista do topo do morro é perfeita para tirar boas fotos e tomar um caldo de cana geladinho.
Parte do patrimônio natural e histórico da Ilha de Santa Catarina, o Morro da Pedras mescla um ambiente de forte inspiração espiritual, com o retiro Vila Fátima, com a beleza natural característica do lugar, onde a estrada que leva ao local chega à beira mar possibilitando uma das visões mais lindas da ilha - e portanto de absoluta beleza -, e onde podemos visualizar as montanhas do sul da ilha que se precipitam ao mar.
Ali podemos subir no morro pelo acesso às dependências do retiro e visualizar de cima as belezas do cenário, onde se divisa a bela e agradável Lagoa do Peri, grande manancial de água doce livre de poluição da ilha cercado pelas montanhas do Parque Nacional da Serra do Tabuleiro. O local é perfeito para a observação das baleias que costumam visitar a região entre julho e agosto todos os anos. Mar, montanha, lagoa, presença de Deus e das boas obras do homem formam um ambiente adorável e imperdível para se visitar em Florianópolis.
Fotos e legendas que para o retiro Vila Fátima pode ser essa:
"o retiro de Vila Fátima é uma construção linda e preservada, aberta ao público e de acesso gratuito, criada pelos jesuítas para o crescimento espiritual e divulgação da obra de Santo Inácio de Loiola, fundador da ordem que há mais de 500 anos vem orientando o mundo cristão"
Uma do lado da outra, estilos diferentes.
Matadeiro, conhecido por ter ondas quando a ilha toda está flat.
Calçadão da Armação, ótimo lugar para achar um bom restaurante e comprar aquela lembrancinha pra família.
Uma do lado da outra, estilos diferentes.
Praia de areias brancas e finas com um mar que vai desde o de ondas agitadas, próprias para o surfe, ao mar calmo onde o pescador ilhéu ancora seu barco, a praia da Armação é um lindo recanto do sul da ilha, onde pode-se ver a sua igrejinha à beira-mar fundada no século XVIII ou dar um passeio na pequena ilha que há ao lado da barrinha que separa a linda e agreste praia do Matadeiro, outro passeio imperdível na Armação.
A praia do Matadeiro é uma pequena e linda prainha cercada de montanhas, quase sem povoamento, onde só se chega a pé, vindo da Armação, ou de barco. Possui boas ondas para o surfe e ali pode-se encontrar a culinária tradicional da ilha em pequenos estabelecimentos à beira-mar.
O Sul da ilha reserva os cantinhos mais calmos para aproveitar.
Conhecida como vila dos pescadores, o Pântano é ótimo para achar bons restaurantes de frutos do mar.
Vista das pedras dos barcos atracados no mar do Pântano.
O Sul da ilha reserva os cantinhos mais calmos para aproveitar.
Praia também conhecida como Armação do Pântano do Sul. O termo armação designa a atividade de pesca de baleias, atividade muito importante na história da ilha. Por ser uma praia de grandes dimensões, aproximadamente 3km de extensão, com faixa de areia que varia de cinco a cem metros de largura, tem características distintas em vários pontos.
Na parte nordeste, o Morro do Pântano, conhecido como morro do cemitério, forma uma enseada que protege este pedaço da praia da ação dos ventos. Nesta zona, o mar é calmo e ganha profundidade aos poucos. As ondas morrem suavemente ao longo da praia. É mais recomendada para quem procura um banho de mar tranqüilo, com crianças ou idosos.
A porção sudoeste da praia se abre para o oceano, com um mar mais agitado e propício à prática do surfe.
Conhecida como a praia dos surfistas a Mole é perfeita para pegar as melhores ondas da Ilha.
Bandeira vermelha na praia Mole, geralmente o mar é perigoso para banhistas.
Preferida das multidões, a Praia Mole fica lotada nas altas temporadas.
Conhecida como a praia dos surfistas a Mole é perfeita para pegar as melhores ondas da Ilha.
No caminho da Barra da Lagoa, sentido Lagoa-Barra, a Praia Mole é um local de grande badalação, com a presença de galera jovem e sarada, prainha pequena e agreste, ótima para o surfe, mas com ótimos bares por toda a orla, onde, mesmo sem consumir, você pode curtir sons de bandas e DJs a beira mar.
No costão sul da praia Mole é comum vermos pilotos de parapentes utilizando as encostas como rampa de decolagem, de onde partem tornando ainda mais belo o cenário de umas das praias mais lindas da ilha. Pelas suas características naturais, a Mole, assim como a Joaquina, é a sede de etapas de campeonato de surf e de outros esportes náuticos.
Recomenda-se cautela para banhos de mar, pelas características do mar, que é bastante forte, puxa muito e afunda rapidamente.
Cenários de vários Campeonatos mundias de Surf.
Preferida por muitos a Joaca fica lotada no verão.
Dunas da Joaquina e o mar ao fundo.
Cenários de vários Campeonatos mundias de Surf.
A praia da Joaquina é o templo do surfe da ilha. É a praia de grandes ondas que já foram dropadas por grandes nomes do surfe, sendo sede de campeonatos nacionais e até mundiais, eventos que deram projeção internacional à Joaquina.
No caminho da ‘Joaca' podemos ver as grandes dunas que margeiam a praia, local onde se pode alugar pranchas de sandboard para a prática do esporte que, aliás, diz-se que foi ali que se originou.
A Joaquina possui uma extensão de três mil metros e uma faixa de areia entre 8m e 80m. As areias são claras e finas. Possui as mesmas características do mar da Praia Mole: é forte, bravo e traiçoeiro.