PRAIAS

LAGOA DA CONCEIÇÃO

 

A Lagoa da Conceição é destino obrigatório na Ilha de Santa Catarina. A beleza sem par do lugar e suas múltiplas facetas propiciam muita satisfação e momentos de raro prazer. Ali encontramos locais ótimos para atividades esportivas, pontos de alta gastronomia, comércio de alto padrão, passeios de barco que levam à Costa da Lagoa e seus belos recantos e à sua gastronomia típica.

 

A praia da Barra da Lagoa, distante apenas alguns quilômetros do centro da Lagoa, é um belo e agradável balneário e é considerada o maior núcleo pesqueiro da Ilha, tendo capacidade para receber muitas embarcações. Uma comunidade tradicional, que ainda mantém viva as raízes culturais, como a pesca e a produção de trançados (tarrafa e renda).

PRAIA DO CAMPECHE

 

Longa faixa de praia que se inicia na Joaquina e termina no Morro das Pedras, numa faixa de praia que possui em toda a sua extensão um ótimo mar para o surfe, windsurf, muito bom para o kite.

 

Atualmente, com o desenvolvimento da ilha, vários empreendimentos imobiliários se conectam ali com o litoral, formando um ambiente urbanizado e comprometido com a preservação natural, possibilitando uma  vida sustentável e agradável.

 

Muitas dunas preservadas, ambiente natural intocado, e uma pequena e bela lagoa de água doce ao lado do mar complementam o panorama de lugar imperdível para conhecer.

MORRO DAS PEDRAS

 

Parte do patrimônio natural e histórico da Ilha de Santa Catarina, o Morro da Pedras mescla um ambiente de forte inspiração espiritual, com o retiro Vila Fátima, com a beleza natural  característica do lugar, onde a estrada que leva ao local chega à beira mar possibilitando uma das visões mais lindas da ilha - e portanto de absoluta beleza -, e onde podemos visualizar as montanhas do sul da ilha que se precipitam ao mar.

 

Ali podemos subir no morro pelo acesso às dependências do retiro e visualizar de cima as belezas do cenário, onde se divisa a bela e agradável Lagoa do Peri, grande manancial de água doce livre de poluição da ilha cercado pelas montanhas do Parque Nacional da Serra do Tabuleiro. O local é perfeito para a observação das baleias que costumam visitar a região entre julho e agosto todos os anos. Mar, montanha, lagoa, presença de Deus e das boas obras do homem formam um ambiente adorável e imperdível para se visitar em Florianópolis.

 

Fotos e legendas que para o retiro Vila Fátima pode ser essa:

"o retiro de Vila Fátima é uma construção linda e preservada, aberta ao público e de acesso gratuito, criada pelos jesuítas para o crescimento espiritual e divulgação da obra de Santo Inácio de Loiola, fundador da ordem que há mais de 500 anos vem orientando o mundo cristão"

PRAIA DA ARMAÇÃO/MATADEIRO

 

Praia de areias brancas e finas com um mar que vai desde o de ondas agitadas, próprias para o surfe, ao mar calmo onde o pescador ilhéu ancora seu barco, a praia da Armação é um lindo recanto do sul da ilha, onde pode-se ver a sua igrejinha à beira-mar fundada no século XVIII ou dar um passeio na pequena ilha que há ao lado da barrinha que separa a linda e agreste praia do Matadeiro, outro passeio imperdível na Armação.

 

A praia do Matadeiro é uma pequena e linda prainha cercada de montanhas, quase sem povoamento, onde só se chega a pé, vindo da Armação, ou de barco. Possui boas ondas para o surfe e ali pode-se encontrar a culinária tradicional da ilha em pequenos estabelecimentos à beira-mar.

PÂNTANO DO SUL

 

Praia também conhecida como Armação do Pântano do Sul. O termo armação designa a atividade de pesca de baleias, atividade muito importante na história da ilha. Por ser uma praia de grandes dimensões, aproximadamente 3km de extensão, com faixa de areia que varia de cinco a cem metros de largura, tem características distintas em vários pontos.

 

Na parte nordeste, o Morro do Pântano, conhecido como morro do cemitério, forma uma enseada que protege este pedaço da praia da ação dos ventos. Nesta zona, o mar é calmo e ganha profundidade aos poucos. As ondas morrem suavemente ao longo da praia. É mais recomendada para quem procura um banho de mar tranqüilo, com crianças ou idosos.

 

A porção sudoeste da praia se abre para o oceano, com um mar mais agitado e propício à prática do surfe.

PRAIA MOLE

 

No caminho da Barra da Lagoa, sentido Lagoa-Barra, a Praia Mole é um local de grande badalação, com a presença de galera jovem e sarada, prainha pequena e agreste, ótima para o surfe, mas com  ótimos bares por toda a orla, onde, mesmo sem consumir, você pode curtir sons de bandas e DJs a beira mar.

 

No costão sul da praia Mole é comum vermos pilotos de parapentes utilizando as encostas como rampa de decolagem, de onde partem tornando ainda mais belo o cenário de umas das praias mais lindas da ilha. Pelas suas características naturais, a Mole, assim como a Joaquina, é a sede de etapas de campeonato de surf e de outros esportes náuticos.

 

Recomenda-se cautela para banhos de mar, pelas características do mar, que é bastante forte, puxa muito e afunda rapidamente.

PRAIA DA JOAQUINA

 

A praia da Joaquina é o templo do surfe da ilha. É a praia de grandes ondas que já foram dropadas por grandes nomes do surfe, sendo sede de campeonatos nacionais e até mundiais, eventos que deram projeção internacional à Joaquina.

 

No caminho da ‘Joaca' podemos ver as grandes dunas  que margeiam a praia, local onde se pode alugar pranchas de sandboard para a prática do esporte que, aliás, diz-se que foi ali que se originou.

 

A Joaquina possui uma extensão de três mil metros e uma faixa de areia entre 8m e 80m. As areias são claras e finas. Possui as mesmas características do mar da Praia Mole: é forte, bravo e traiçoeiro.